Comissão Científica

Conceição Calhau

NOVA Medical School

Licenciatura em Ciências da Nutrição em 1996 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, doutoramento em Biologia Humana em 2002 e Agregação em Metabolismo Clínica e Experimentação em 2010, ambos os graus obtidos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tem estado envolvida no ensino na Universidade do Porto desde 1996, no Departamento de Bioquímica da FMUP, onde tem ensinado Bioquímica, Nutrição e Toxicologia Alimentar.
Em abril de 2016 assume funções de coordenação da área de Nutrição e Metabolismo na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, como Professora Associada. Atualmente é Professora Catedrática por esta instituição. 
Atualmente investigadora do CINTESIS coordenando o grupo de investigação ProNutri (Clinical Nutrition & Disease Programming).
Coordenadora do grupo de Nutrição na rede nacional de ensaios clínicos PtCRIN.
As suas principais áreas de interesse de investigação, de translação, têm sido os compostos bioativos presentes na alimentação, como os polifenóis, os ácidos gordos ómega 3, os alteradores endócrinos e a disfunção metabólica. Tem estado envolvida em diversos projetos de investigação financiados sobretudo pelo governo português e envolvendo a indústria agro-alimentar.
É autora de mais de 100 publicações indexadas no ISI (orcid.org/0000-0001-9567-3379; Scopus Author ID: 6701578877), tendo participado em cerca de 50 conferências por convite. Orienta 10 estudantes de doutoramento, tendo 10 já terminado com sucesso a sua dissertação.
Inscrita na Ordem dos Nutricionistas (572N), Presidente da Comissão de Estágios à Ordem (2013-2015) e membro do Conselho Geral da Ordem (2013-2015).
Atualmente é Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas.
Membro consultor de diversas sociedades científicas e médicas.