Filipa Melo Vasconcelos

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica

Atualmente, Subinspectora-Geral da área Técnica da ASAE-   Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Tem mais de 20 anos de experiência em Fiscalização Agro-Alimentar; é da carreira de Inspecção Superior da ASAE, tendo sido coordenadora no Núcleo de Estudos e Planeamento da Área Alimentar (NEPAA/GTP); Chefe do Gabinete de Inspecção e Assuntos Internos (GIAI) e Inspectora-Chefe da Delegação de Santarém.

É representante nacional, alternate member, da EFSA: nas redes de Focal Point  e Advisory Forum, sendo ainda membro da Communications Experts Network.(CEN).

Participação activa na organização de eventos nacionais e internacionais e em Projectos de investigação científica na área da Comunicação e Avaliação de Riscos na cadeia alimentar.

Entre 1995 e 2005, no (IVV) Instituto da Vinha e do Vinho, coordenou o Corpo Técnico de Controlo Vitivinícola de Santarém, Chefiou a Fiscalização Vitivinícola e integrou a equipa de Projecto do SIvv-Sistema de Informação da Vinha e do Vinho.

 

Perita da Comissão Europeia (DG-AGRI), integrando o Corpo de Agentes Específicos da Comissão para o Sector Vitivinícola (CASC), tendo realizado Missões ao REINO UNIDO (2003) e HOLANDA (2003);  integrando ainda pela DG-ELARG as Missões de avaliação (Peer Review) dos países candidatos ao alargamento da UE, nomeadamente: à Eslovénia (2002), Hungria (2002), Bulgária (2003, 2004, 2005 e 2006), bem como nas Missões aos BALCÃS na Antiga República Jugoslava da MACEDÓNIA (2005) e na República da CROÁCIA (2005).

Formação Académica

Formação superior em Tecnologia das Indústrias Agro-Alimentares e em Gestão; Pós-Graduada em Viticultura & Enologia; em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar, e em Gestão Pública.