Margarida Figueiredo Braga

FMUP | i3S

Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES - Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra.

Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC.

 

Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH).

É docente de Psicologia Médica, e responsável pelas Unidades Curriculares Comunicação Clínica I e II. Docente Responsável do Curso de Educação contínua Entrevista Motivacional - teoria e prática           e do Curso de Educação contínua Competências de Comunicação Clínica

 

Os seus principais interesses de investigação são a Comunicação em contextos de saúde e a sua relação com resultados clínicos, satisfação e adesão terapêutica. Tem desenvolvido investigação em depressão e doença crónicas e autoimunes. Atualmente responsável em Portugal por um estudo pan europeu sobre fatores de proteção e resiliência, comportamento de coping e perturbações de ajustamento face à pandemia de COVID-19.